Acabamentos de Superficie

Existe sete tipos de acabamentos de superfícies, sendo eles:

Apicoado: O processo de apicoamento é feito com batidas na superfície da pedra com diversos pequenos ponteiros, provocado  pequenos furinhos na pedra, deixando a com efeito antiderrapante.

Bruto: Que é a pedra no seu aspecto natural sem nenhum tipo de acabamento apenas cortada e calibrada na espessura padrão.

Escovado: É produzido com polimento sequencial de escovas abrasivas provocando uma textura sedosa e irregular. Fica com brilho acetinado por consequência do polimento. Esse trabalho é utilizado para a produção de pisos e bancadas.

Flameado: O flameamento em superfícies de pedras é feito com maçarico apropriado com utilização de hidrogênio ou por choque térmico com fogo e água com maquinário apropriado. O flameado deixa a superfície extra rustica, é o acabamento mais indicado para o efeito anti derrapante.

Jateado: É feito com a injeção de areia em alta pressão sobre a pedra tem acabamento levemente mais rugoso do que o levigado e menos do que o flameado e o apicoado, utilizado também para a função antiderrapante de pisos e escadas.

Levigado: O levigamento das pedras naturais é feito no processo de remoção do lustre (brilho) lixando até a superfície da pedra ficar sem marcas ou riscos. Com o processo de levigamento a pedra fica fosca, porem lisa, com o aspecto natural da pedra. O acabamento levigado é usado na  confecção de bancadas ou pisos.

Polido: O polimento de superfícies das chapas é feito com maquinas  de alta rotação e alguns abrasivos utilizados até o brilho natural da pedra. A pedra polida é a mais utilizada na grande diversidades de produtos feitos com a utilização da pedra natural ou industrializada.